17 de jun. de 2009

Jornalismo no cinema


TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE


Um assalto. Uma investigação. “Todos os Homens do Presidente” é um excelente filme sobre política e corrupção. Realizado pelo cineasta Alan Pakula, o filme surpreendeu a todos, evitando sensacionalismo, mas proporcionando uma visualização complexa de uma história, sem perder o foco da mesma.

No edifício Watergate,em 17 de junho de 1972, as luzes se acendem e quatro arrombadores são presos em flagrante. O começo das investigações indica uma ligação com o gabinete do presidente americano, Richard Nixon. Ao investigar o fato, os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein se vêem no meio de dúvidas, contradições e censura por todos os lados. É um filme que mostra o trabalho jornalístico, onde o objetivo é conseguir uma informação que seja verdadeira e publicá-la antes do jornal concorrente.

Com inteligência, o cineasta usa e abusa da sempre presente concorrência entre os jornais americanos “The Washington Post” e “The New York Times”. O assalto foi publicado pelos dois veículos quando ocorreu, mas por falt
a de provas mais concretas de ambos os lados, o episódio foi esquecido e tirado das capas dos jornais. Movido pelo faro jornalístico, Bob acredita que há mais alguma coisa na história além do que foi divulgado pela Casa Branca. Sendo assim, vai até o local do assalto e encontra uma caderneta que pertencia a um dos invasores. Lá, entre rabiscos, ele percebe que num dos cantos de uma página está escrito o nome de um dos assessores principais do presidente. Isso o instiga muito.

Percebendo que Bob tem uma brilhante matéria em mãos, o editor indica Carl Bernstein, um conceituado jornalista do próprio jornal, para junto com Bob, descobrir tudo o que se esconde por trás do assalto e assim, mudar o rumo da história americana.

Os jornalistas, interpretados por Robert Redford e Dustin Hoffman estão perfeitos. Além desses dois grandes atores, o filme conta com um elenco ótimo de coadjuvantes como Jason Robards, Martim Balsan e Jane Alexander.

Baseado em fatos reais, o filme melhora e nos surpreende a cada nova assistida.



Resenha feita para o boletim Pretensão Pura na disciplina de Comunicação e Linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário